imagem anemia

A anemia é uma doença carencial que pode ocorrer por deficiência de três nutrientes: ferro (anemia ferropriva), vitamina B12 (anemia perniciosa) e vitamina B12 e ácido fólico (anemia megaloblástica).

Todas estas carências são muito comuns após a cirurgia bariátrica, especialmente em mulheres em idade reprodutiva.

A única deficiência bastante comum entre homens e mulheres é a de vitamina B12. Seus sintomas variam de esquecimento, irritabilidade, dificuldade em se concentrar e formigamento em mãos e pés. Sua correção deve ser feita periodicamente após a cirurgia bariátrica porque sua deficiência pode causar danos graves e irreparáveis como parar de andar. Suas fontes são apenas alimentos animais como carnes e leite e seus derivados. Somente a ingestão alimentar não é suficiente após a cirurgia. A suplementação é REGRA! Importante também sempre realizar os exames laboratoriais de cobre, porque a sua falta pode gerar a anemia.

A deficiência de ferro pode causar cansaço, falta de ar, mucosas pálidas. Muito comum em mulheres com ciclo menstrual irregular e volumoso. É uma das causar de queda de cabelo e alterações nas unhas das operadas. Algumas recuperam com uso de ferro via oral, mas muitas precisam de ferro endovenoso. A consulta com o ginecologista é essencial para sanar a causa da anemia. Não adianta usar suplementos e continuar sangrando demais. Na alimentação vale reforçar em alimentos de origem animal como fígado, carne de boi e de origem vegetal como castanhas de caju e feijões.

A deficiência de ácido fólico é comum após a cirurgia bariátrica e merece atenção. Este nutriente forma o tubo neural dos bebês e nas mulheres em idade reprodutiva e é obrigatória a sua suplementação. Suas fontes são alimentos verde escuros como couve, repolho, espinafre, mostarda, etc.

Procure um nutricionista especialista para ajudar a identificar e fazer o aconselhamento nutricional adequado! Muitas vezes um erro dietético pode deixar você doente, especialmente como no tratamento da anemia. Muitas interações nutricionais podem intervir no melhor ou pior aproveitamento nutricional.