apollo overstitchendosutura 2

ENDOSUTURA GÁSTRICA

Maria Paula Carlin Cambi

A endosutura gástrica é um tratamento inovador na endoscopia bariátrica. É indicada para pacientes com obesidade graus II e III que não querem se submeter ao tratamento tradicional do Bypass Gástrico, para pacientes com obesidade grau I que já tentaram inúmeros tratamentos sem sucesso e para aqueles que fizeram a cirurgia bariátrica e voltaram a ganhar peso.

O tratamento é feito pelo médico endoscopista bariátrico com um aparelho chamado Apollo Overstitch que faz várias suturas no estômago deixando-o menor e portanto com capacidade diminuída para a alimentação.

O tratamento nutricional exige uma evolução de consistência similiar ao pós operatório de cirurgia bariátrica – alimentação líquida, pastosa, branda e normal, de forma hipocalórica.

Quando se trata de recidiva de peso, o mais importante é integrar o paciente novamente na equipe multidisciplinar. Investigar as causas da recidiva e trazer o paciente para a realidade da mudança no estilo de vida com alimentação saudável e exercício físico frequente. A obesidade é uma doença crônica e por isso, mesmo com estas medidas, pode haver adaptações biológicas e hormonais que dificultam a manutenção de peso individual. Os pacientes devem ser alertados que devem manter o acompanhamento nutricional permanente. As possíveis deficiências nutricionais como anemias, alopecia, alterações no metabolismo de cálcio e vitamina D entre outras, devem ser investigadas e tratadas antes de qualquer novo tratamento.

Os tratamentos atuais estão aí para serem utilizados da melhor maneira possível, mas precisam contar com o feed back atento e permanente do paciente que está em casa executando as orientações que recebe nos consultórios.

Para mais informações sobre a endosutura gástrica ligue para 3029-6655.