Gordura Corporal e Covid 19

A pandemia por Covid 19 foi decretada em 12 de março de 2020 e por isso o mundo parou. Para os céticos foi algo inusitado, onde tudo vai passar e que os tiverem que morrer, morrerão e fim. Um horror este pensamento eugenista que já vimos no pior capítulo da história da humanidade. Eu e muitas pessoas do bem não coadunam jamais com uma ideia perversa como essa. Mas tenho esperança ainda que a ciência que tem seu espaço fundamental na solução deste grave problema de saúde pública, associada à inteligência emocional, a empatia e a solidariedade de todos pode nos levar a bons caminhos.

Para algumas correntes de pensamento, a doença que tem matado centenas de pessoas diariamente em todo o mundo, veio para igualar a todos: pobres, ricos, brancos, negros, amarelos, etc. Hoje pouco interessa se você tem dinheiro e plano de saúde, não há vagas na UTI e nem respirador para você. O mundo luta por EPIs, respiradores, hospitais de campanha (sim, nenhum país do mundo consegue ter o número de leitos suficiente para atender a todos ao mesmo momento. O que não dá é para todos ficarmos doentes juntos, por isso veio o remédio amargo do ISOLAMENTO. E quanta polêmica em torno dele. Priorizar a vida das pessoas ou a saúde econômica dos países. Neste contexto é que reconheceremos os verdadeiros líderes, aqueles que serão lembrados na história da humanidade como empáticos, humanos e inteligentes na condução do seu país. O Brasil parece que não teve está sorte.

O momento exige união para definir a melhor estratégia para chegar ao objetivo maior: a cura ou pelo menos uma vacina que possa ser oferecida em massa.

Nestes meses muitas pesquisas foram realizadas rapidamente, com estudiosos de ponta que foram à luta, muitas vezes sem recursos para tentar achar uma luz no fim do túnel. Nestas inúmeras pesquisas os grupos de risco foram se formando e todos perceberam que as doenças crônicas são um motivo e tanto para o Covid deitar e rolar.

A obesidade virou mais um motivo de preocupação neste momento porque pesquisadores ressaltaram que o vírus da Covid 19 pode permanecer no tecido adiposo do doente e ser liberado aos poucos, atrapalhando o sistema de defesa corporal, levando a uma resposta inflamatória muito intensa após a liberação tardia. Isto pode ser explicado, já que os receptores que o coronavírus usa para entrar na célula (ECA2) são encontrados em grande quantidade na gordura.  E o índice de morte tem aumentado significativamente entre os obesos, independentemente da idade.  Por isso a conscientização para tratar a obesidade vem sendo cada vez mais divulgada, não só pelo covid 19, mas por todas as demais doenças associadas que pode acarretar como hipertensão arterial sistêmica, esteatose hepática não alcoólica,  diabetes melitus, câncer e tantas outras mais. A obesidade é uma doença crônica que exige um tratamento especializado e continuado.

Fonte: Ryan PM, Caplice NM. Obesity (Silver Spring). 2020 Apr 21