HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA DOENÇA SILENCIOSA

coracao de alimentosMARIA PAULA CARLINI CAMBI

A pressão arterial (PA) é a pressão exercida pelo sangue nas veias e artérias. A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica sem cura, mas que pode ser controlada. A pressão arterial deve ser menor que 140/90mmHg, (“14/9”), atingindo valores iguais ou superiores a esses temos a pressão alta.

Nesta condição o hipertenso corre sérios riscos de ter um acidente vascular cerebral, que causa isquemia (falta de oxigênio num órgão) e causar hipóxia (falta de oxigênio) e levar a um infarto agudo do miocárdio.

A pressão alta é perigosa e é mais comum em pessoas com mais idade, nos homens que usam bebidas alcoólicas com frequência, que fumam, que vivem sob estresse, que não fazem atividade física frequente, que estão acima do peso e ainda pela genética.

E o que fazer:

                            TRATAMENTO: MELHORAR O ESTILO DE VIDA COM

                                 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA

bicicleta de alimentos

O controle na ingestão de sal também é bem importante. Não use temperos prontos, ricos em gordura e sal. DESCASQUE MAIS E ABRA MENOS PACOTES!

Você sabia que o alimento é composto de 40% de sódio? Por isso cuide com suas escolhas alimentares. Algumas parecem saudáveis, mas podem ser perigosas se você está com pressão alta. Veja o conteúdo de sódio de alguns alimentos:

  • 01 colher de shoyu – 297mg
  • 113 g de atum light em óleo – 382mg
  • 115 de queijo cottage 1% de gordura – 459mg
  • 03 fatias de presunto fatiado – 697mg
  • macarrão instantâneo – 01 copo – 1737mg
  • 1/2 pizza congelada – 2103mg
  • 1/2 pizza comum – 1000mg
  • 01 copo de cereal matinal – 260mg

Uma pitada de sal tem até 400mg de sódio. Nossa recomendação diária é de 2000mg por dia.  Evite embutidos, conservas, produtos industrializados. Eles são um perigo para sua saúde.

Procure substituir o sal por ervas. O sabor da comida pode ser bem valorizado com manjericão, salsinha, cebolinha, orégano, alfavaca, cominho, tomilho e tantas outras opções que podem ser cultivados em uma pequena horta em vasinhos ao seu alcance na cozinha. Pense nisso e viva com mais saúde.

Procure um especialista para organizar sua alimentação!